Missões Franciscanas da Juventude 2020
Acompanhe, em depoimentos, como foi a MFJ acontecida entre 29/01 a 02/02/2020, em Xaxim/SC:
“Hoje é o dia dos consagrados. Nós, freis e irmãs, não temos um filho ou filha, não temos uma única família. Nós abraçamos uma família muito maior. É a Família Franciscana. E Deus nos dá a graça de sermos fecundos e de abraçarmos vocês como filhos e filhas. Por isso que a gente se doa e por isso que a Vida Religiosa vale a pena. Por isso vale a pena ser frade, freira, padre! É uma vida que dá frutos, que tem sentido. Obrigado a todos os freis, de modo especial esses que estão aqui. Obrigado Frei Jaime Campos, que veio de longe para estar conosco. Obrigado, frei, pela sua presença que nos coloca em sintonia com a Ordem. Obrigado aos freis da Província – se emociona novamente. Cada ano que passa, os freis vêm em número maior. Obrigado Frei Franklin e Frei Tiago, que estão próximos de nós na Província do Rio Grande do Sul. Obrigado aos freis que nos fizeram amar os argentinos. Frei Jesus, Frei Fernando, Frei Christian, Rodrigo e Sofia, pela presença de vocês. Sejam sempre bem-vindos”, disse Frei Diego Melo.
Segundo Frei Diego, uma árvore se conhece pelos frutos. “A árvore franciscana está aqui enchendo esse mundo de frutos. Obrigado a todos. Obrigado, Frei Gustavo, em nome da Província, que apoia as Missões. Gente, isso tudo é uma resposta da Província da Imaculada, que continua apostando em vocês. Obrigado meu companheiro no SAV, Frei Alisson Zanetti. Certamente, você cativou muitos jovens nesses dias e vai cativar ainda mais. Obrigado aos jovens que organizaram as caravanas. A gente sabe que não é fácil. Mas quando a gente vê toda essa emoção, o carinho do povo, a gente diz: ‘valeu a pena!’. Obrigado pelo carinho de vocês!”, insistiu.
Por último, agradeceu à juventude. “A missão não está terminando, ela está apenas começando. Aprendemos que aqui é um ponto de chegada, mas é um ponto de partida. Agora, é na família de vocês, na Paróquia que vocês vão mostrar que essa missão foi importante e vai continuar dando frutos. Sejam promotores, cuidem da Casa Comum, cuidem do relacionamento com Deus, procurem alimentar o coração e a alma de vocês, cuidem do próximo. A primeira coisa que vocês vão fazer quando chegarem em casa: Eu te amo pai, te amo mãe! Eu quero cuidar da mãe Terra, porque tudo está interligado”, ensinou.

Frei Diego lembrou a diversidade e riqueza num lugar só. “Essa semana nós vivemos uma bonita experiência de integração. Gente de diferentes sotaques, diferentes regiões, de outras realidades sociais, até outras religiões se encontraram e fizeram uma grande família. Certamente, temos uma grande experiência para contar. E de que maneira nós vamos fazer. Vamos fazer através das grandes praças que são as redes digitais. Assim que assimilarem o que vivenciaram, poderão publicar no Facebook o seu testemunho ou uma foto”, informou Frei Diego. Os pais, que também vivenciaram a experiência dos filhos ou dos netos, também poderão fazer esse testemunho. “Espero que o testemunho seja sempre assim: foram de um jeito e voltaram muito melhor!. Esta é a proposta da nossa missão”, brincou.
Irmã Dulcinéia, ffdp também participou deste grande momento da juventude franciscana do Brasil.